Raras vezes escrevo à mão, mas ao terminar de ler a carta de Paulo à Tito, e remeter à história, me coloco em punhos* para falar sobre algo que julgo relevante e pouco falado: restauração.
Muito se fala sobre arrependimento, pecado e santidade, temas muito relevantes e certamente dignos de toda a atenção e prática do cristão. Porém, o que se pode dizer da ação restauradora de Deus?
A carta a Tito é repleta de recomendações e pensamentos sobre pureza, sendo a máxima expressa em Tt 2:7, onde o próprio Tito é exortado para que seja, antes de todos, aquele que tem as características dos que vivem cheios de Deus (Tt 2:1-6).
A restauração é totalmente capaz de nos trazer de volta virtudes e a capacidade de apoiar o Ministério. A restauração nos mostra a face da graça, e nos coloca com os joelhos imersos no sangue precioso. Infelizmente, muitas das vezes, somos confrontados com nosso passado, e levados a relembrá-lo de maneira forçosa. Nesse instante, creio que muitas podem ser nossas reações. Vou expor as que entendo existirem a partir do que conheço.
Podemos nos sentir desestimulados, envergonhados, ou até mesmo derrotados. Porém podemos olhar para o nosso passado (aquele do qual não queremos lembrar) e ver a Luz, que não vem de outro lugar que não do Trono.
A desmotivação, vergonha ou derrota são, certamente, armas do inimigo para tentar desconstruir a restauração promovida pelo Pai. Quando nosso passado é jogado à nossa frente, certamente nos sentimos inferiorizados. Não temos orgulho de tudo que está lá, e muitas dessas coisas, se possível, apagaríamos das nossas vidas.
Mas é preciso mudar.
Se fomos, sinceramente e humildemente, perdoados, como poderemos dar ouvidos à mentira sutil e manhosa que diz: "Você não é ninguém, e não tem uma vida digna"? Antes, se cremos que Deus é perdoador, e atenta ao coração sincero, devemos nos agraciar com a transformação através do perdão, com o sangue derramado por nós, pecadores incompetentes e infiéis.
Uma vida repleta de Deus é uma vida onde o passado tem a única finalidade de nos mostrar o quanto avançamos na fé, o quanto amadurecemos, e como nosso caráter foi lapidado diante de Deus e do mundo.
"Quero que vocês permaneçam firmes em todos esses aspectos, para que todos os que puseram a confiança em Deus se concentrem nos elementos essenciais, benéficos à todos" Tt 3:8**
Que o nosso passado não nos impeça de construir o futuro, e que os planos divinos sejam sempre nosso alvo, pecadores que somos, mas cheios da graça transformadora. TRANSFORMADORA.
Soli deo gloria
------------------------------------------------------------------* Esse texto foi originalmente escrito à mão, a partir da devocional feita sobre a carta de Paulo a Tito
** Versão "A Mensagem; Bíblia na Linguagem Contemporânea"
Nenhum comentário:
Postar um comentário