Na última virada do ano eu recomendei 10 livros que gostei demais de ter lido em 2012. Este ano resolvi reduzir pra cinco, tendo em vista o montante de livros que li. Foram 19 livros lidos ao longo do ano.
Adiantei no meu Facebook a importância que dou à leitura, em especial pela herança deixada pelos Reformadores e pelos Pais da Igreja, com constante preocupação de que os fieis conheçam a verdade e se empenhem nos caminhos do conhecimento.
Sem mais delongas, vamos lá! Os livros não estão em ordem de importância!
1 - O Teste da Fé
Estava bem desanimado com as pesquisas que estava fazendo em um momento do ano, quando comecei a ler este livro, que é um grande estímulo para os cristãos que se envolvem com pesquisas. O livro conta o testemunho de vários cientistas relevantes, e a forma como integram sua fé com o que fazem em seus laboratórios. O livro também vêm com um DVD documentário, que trata bem a perspectiva de exploração científica do ponto de vista de alguns renomes internacionais, bem como faz uma reflexão sobre o papel da ciência em nossos dias.
2 - Crime e Castigo
Uma obra prima escrita por um cristão e que nos revela a história de um pretendente a Napoleão: Raskólnikov. Entre todas as tramas e detalhes de sua mente, viajamos na cabeça de uma pessoa que busca estar acima das leis morais, por meio de um experimento que o lança em uma série de psicoses e devaneios sobre o crime cometido. Gostaria de reforçar a importância da leitura de livros que não sejam de teologia, ou sobre a vida cristã. Os motivos? Adianto a relevância da criatividade e do despertamento para o imaginário. Deixo os detalhes para um futuro post.
3 - Jesus, o Mestre de Nazaré
Indicação mais do que acertada do Rev. Élben, que me deu quando o encontrei por acaso no aeroporto (veja aqui). O autor, Alexander Mien, é um pastor Russo, ortodoxo, que apresenta uma história de vida muito interessante e trágica, por conta de sua morte. O livro é a recontagem da vida deste grande homem, que transformou a sociedade e a história, afetando de maneira profunda a minha vida, com vários requintes e acréscimos que enriquecem muito o entendimento do maior sacrifício de todos.
4 - A Cruz do Rei
Timothy Keller expõe todo o livro de Marcos, capítulo a capítulo, detalhe a detalhe, com uma sensibilidade e com uma riqueza de informações que me encantou! Um livro digno de ser lido, relido, para reflexão, e para transformar as nossas vidas, que de tão capengas, precisam muito conhecer, dia a dia, este Rei que é Servo. São exposições feitas pelo próprio Keller e que dissecam o primeiro evangelho escrito.
5 - O Deus que intervém
Francis Schaeffer já é uma constante na minha lista de leituras. Este livro trouxe grande inquietação para mim, e o confronto maior foi no sentido de me desafiar a reler o evangelho para a minha geração. Com uma preocupação latente em propagar o evangelho e dialogar com a sociedade de seu tempo, Schaeffer nos mostra o importante papel de vivermos com a realidade latente de que Deus existe e está presente em nosso meio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário