terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Slides dos estudos em Ciência e Fé - Grupo Puro e Simples

Certamente é um desafio estudar as implicações que decorrem do embate entre Ciência e Religião, ou Ciência e Fé. A cada dia que passa, as descobertas científicas demonstram mais o caráter da criação divina, e deixam a todos perplexos diante da vasta diversidade e complexidade da vida. Para teístas, a ciência demonstra sua habilidade de entender os mecanismos usados por Deus em sua criação. Para ateístas, Deus vai sendo cada vez mais lançado fora da realidade, visto que explicações tomam o seu lugar.

O grupo de estudos levantou algumas questões importantes nesse tema, e, através do conhecimento deixado por vários autores, como Lane Craig, C.S. Lewis, John Lennox, entre tantos, pudemos entender que não há conflito entre esses dois campos que têm o mesmo objetivo: encontrar a verdade.

Ao longo das discussões, pudemos nos deparar com cientistas cristãos que apresentam uma visão engajada e coerente sobre as verdades que surgem da ciência, e vimos que há grandes falácias sendo incutidas na sociedade com a finalidade de desacreditar a fé genuína, bem como difamar a racionalidade do cristão. O material produzido pode ser utilizado livremente, desde que mantidos os créditos. Ele direciona os estudos para uma tentativa de entender o inverídico conflito entre ciência e fé, e tenta abordar as diferentes cosmovisões de cientistas reconhecidos mundialmente. Em breve postarei um artigo sobre o argumento de C.S. Lewis para a Lei Moral, entre outros materiais que vou colocando à medida que achar oportuno. Façam bom proveito!

Gostaria de agradecer à todos que participaram dos três estudos, e já convidá-los para o próximo, que será sobre a Apologética de C.S. Lewis, com data [provisória] para 10 de fevereiro. Abaixo vão as apresentações criadas para esses estudos. Bom proveito e, aos que se interessarem, postarei em breve uma lista de recomendações de leitura.






terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Alteração no estudo sobre Ciência e Fé

O último estudo sobre Ciência e Fé foi alterado para o dia 30/01 em vista de conflitos com outras programações.

Aguardo todos lá!

Eric

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Ciência e Fé

Há um fato que não podemos negar: o nosso mundo está mudando, e com ele as pessoas. O cientificismo, ou "ateísmo metodológico" presente na academia vem promovendo mudanças radicais na visão que as pessoas têm da ciência, e não diferentemente, da religião.

A discussão sobre o "conflito" existente entre Ciência e Fé se arrasta por séculos, mas, graças à massacrante produção de materiais com caráter ateísta, tem-se observado movimentos ao redor do mundo fomentados por cientistas cristãos para mostrar que "verdades" tem sido incutidas de maneira sutil e errônea e moldado uma sociedade que, a priori, não aceita verdades absolutas.

Ciência e Fé apresentam um conflito? Se esse conflito não existe, como podemos conciliá-los, de forma a não dicotomizarmos indivíduos que se envolvem com pesquisa no dia a dia? Quais são as direções que cientistas cristãos têm tomado na busca por erradicar "Deus nas brechas"? E o design inteligente? Por que o mesmo foi impedido de ser introduzido nas escolas? A ciência apresenta limitações? Será ela a resposta para todos os problemas da humanidade?

A incoerência de argumentos de ateístas, como Dawkins e Atkins, têm sido refutados e contrapostos por vários outros cientistas cristãos, como McGrath, Collins e Lennox. O cristão engajado com uma visão restauradora e integral de tudo (Cl. 1:16) deve tomar conhecimento dos fatos, e buscar contrapor, quando incumbido desse papel, a imagem de que cientistas não podem ser cristãos. A ideia de que a crença em um Criador implica em uma irracionalidade inerente à pessoa certamente não é compatível com a realidade.

Todas essas questões podem ser estudadas e entendidas de maneira plausível e coerente em vários materiais, os quais irei postando nesse blog à medida que for tomando conhecimento deles. O primeiro deles já indico (aqui), e é leitura obrigatória para quem quer entender melhor o confronto entre argumentos ateístas e teístas para as questões acima.

Aos que se interessam pelo assunto, e estão em Lavras, convido para os debates que teremos, baseados no material produzido por cientistas cristãos de várias universidades renomadas e disponível pelo Test of Faith. Os mesmos ocorrerão nos dias 13, 17 e 27 de janeiro às 19h30.

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Paris

Em Paris me perdi
me achei, entendi
Dalí, Fitzgerald, Picasso
Ao lado dos amantes e amores sem nexo
Sentado na escada, ao fim de uma noite pedante
Em meio a suas obras e imerso em suas luzes
Onde o passado se torna presente
E onde o peito ardente toma o fôlego
Nas cores de um dia nublado
Andando em meio ao imortal
Percebi que não são as letras nem as formas
No apagar das luzes
Alguém que não se importe em molhar com a chuva
E dizer rimas inexatas, em um mundo encantado
Onde o real é mágico, e onde a magia é realidade