quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Ciência e Fé

Há um fato que não podemos negar: o nosso mundo está mudando, e com ele as pessoas. O cientificismo, ou "ateísmo metodológico" presente na academia vem promovendo mudanças radicais na visão que as pessoas têm da ciência, e não diferentemente, da religião.

A discussão sobre o "conflito" existente entre Ciência e Fé se arrasta por séculos, mas, graças à massacrante produção de materiais com caráter ateísta, tem-se observado movimentos ao redor do mundo fomentados por cientistas cristãos para mostrar que "verdades" tem sido incutidas de maneira sutil e errônea e moldado uma sociedade que, a priori, não aceita verdades absolutas.

Ciência e Fé apresentam um conflito? Se esse conflito não existe, como podemos conciliá-los, de forma a não dicotomizarmos indivíduos que se envolvem com pesquisa no dia a dia? Quais são as direções que cientistas cristãos têm tomado na busca por erradicar "Deus nas brechas"? E o design inteligente? Por que o mesmo foi impedido de ser introduzido nas escolas? A ciência apresenta limitações? Será ela a resposta para todos os problemas da humanidade?

A incoerência de argumentos de ateístas, como Dawkins e Atkins, têm sido refutados e contrapostos por vários outros cientistas cristãos, como McGrath, Collins e Lennox. O cristão engajado com uma visão restauradora e integral de tudo (Cl. 1:16) deve tomar conhecimento dos fatos, e buscar contrapor, quando incumbido desse papel, a imagem de que cientistas não podem ser cristãos. A ideia de que a crença em um Criador implica em uma irracionalidade inerente à pessoa certamente não é compatível com a realidade.

Todas essas questões podem ser estudadas e entendidas de maneira plausível e coerente em vários materiais, os quais irei postando nesse blog à medida que for tomando conhecimento deles. O primeiro deles já indico (aqui), e é leitura obrigatória para quem quer entender melhor o confronto entre argumentos ateístas e teístas para as questões acima.

Aos que se interessam pelo assunto, e estão em Lavras, convido para os debates que teremos, baseados no material produzido por cientistas cristãos de várias universidades renomadas e disponível pelo Test of Faith. Os mesmos ocorrerão nos dias 13, 17 e 27 de janeiro às 19h30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário