terça-feira, 20 de março de 2012

O Evangelho em Nárnia

As Crônicas de Nárnia, obra premiadíssima de C.S. Lewis, apresenta em forma de um conto de fadas a história de personagens que nos remetem diretamente à fé cristã. C.S. Lewis deixa para os leitores de todas as épocas uma obra de grande importância e que nos ensina (tanto a adultos quanto a crianças) valores e virtudes essencialmente bíblicas de recheadas de alusões à várias passagens bíblicas, apesar de Lewis declarar que não houve intenção direta em fazer esses paralelos.

A exploração dessas obras tem sido a tarefa de vários estudiosos de literatura, que assumem que a riqueza das histórias é tamanha a ponto de estarmos sempre aprendendo mais à medida que formos cavando esse rico tesouro.

Aslan, os Filhos de Adão e as Filhas de Eva nos presenteiam à cada página, com detalhes de uma sensibilidade única, e nos levam para aventuras que nos enchem de adrenalina, compaixão, raiva, arrependimento, entre outros tantos sentimentos. 

Ao longo desse estudo, tentei dar uma ênfase maior nas referências bíblicas relacionadas com as Crônicas, tratando de uma por uma a fim de contextualizar o leitor sobre seus melindres. Na segunda Crônica, O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa, fiz questão de frisar mais e dar uma maior atenção à expiação ali proposta, baseando-me no artigo do livro "O Evangelho de Nárnia", organizado pela estudiosa em C.S. Lewis, Gabrielle Greggersen.

Acredito que a viagem por Nárnia vale muito à pena, e convido àqueles que ainda não a fizeram, que lancem mão da demora e mergulhem na história mais linda de todos os tempos, o mito que se encarnou e se entregou por nós. Sim, pois Aslan voltará para pôr fim à todo inverno.

Bom proveito!


Nenhum comentário:

Postar um comentário