Prezados, não é de hoje que minha admiração por C.S. Lewis é explícita. Acredito fielmente que esse grande escritor já mudou o curso de muitas vidas, e ainda vai mudar outras devido à sua capacidade extraordinária de externar as questões mais profundas e muitas vezes angustiantes de modo simples e cheio de vida.
C.S. Lewis, professor catedrático em Oxford, escritor de grandes obras de literatura infanto-juvenil, obras apologéticas, de filosofia e literatura medieval e renascentista, é, como dizem, um fenômeno e uma anomalia ao mesmo tempo. Seu grande alcance em áreas distintas nos remete à interdisciplinariedade que tanto é falada nas faculdades em nossos tempos mas pouco praticada. Lewis é o exemplo de que o intercâmbio entre áreas distintas promove um conhecimento mais integral, e produz bons frutos, o que o remete ao campo dos extraordinários dentre os escritores de todos os tempos. Ao mesmo tempo, Lewis se torna uma anomalia no momento em que seus próprios companheiros de fé o rejeitam, tomando seus textos até mesmo como hereges. Esse é um fato interessante, e para quem se interessar, aconselho a leitura desse livro, que vai falar de toda a sua obra, e apresentar tanto elogios quanto críticas.
Apesar das controvérsias e dos grandes dilemas levantados por Lewis, é fato que devemos conhecê-lo, se queremos entender questões da vida mais profundamente, como é o caso da dor, do sofrimento, dos milagres, ou do cerne do cristianismo de forma mais didática e pura. Aí sim, àqueles que não se dobrarem ao talento desse notório professor, deixo as minhas sinceras palavras: leia de novo, pois não entenderam bem, ou atentem-se para vocês mesmos. Algo está fora do lugar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário